sábado, 28 de março de 2015

BRASÃO DO CAPÔ


O brasão localizado ao final do friso do capuz dianteiro foi introduzido no fusca de luxo (modelo exportação) em abril de 1951. O Fusca standart não usava o emblema.

O emblema homenageava o Castelo de Wolfsburg, principal ponto turístico da cidade de Wolfsburg, cidade alemã, sede da Volkswagen.

Castelo do Lobo é o que significa Wolfsburg; daí a razão do lobo na parte superior do castelo. No Brasil esse emblema ficou conhecido como raposinha, apesar de o animal representado no emblema se tratar de um lobo e não de uma raposa.

Entre abril de 1951 a outubro de 1952, o emblema possuia a base superior um pouco mais larga. Essa base era feita de aluminio polido e utilizada com os frisos vincados.

Em outubro de 1952, os frisos do fusca foram modificados; eram vincados e tornaram-se lisos.

Com isso, a base superior ficou levemente mais estreita. Além disso, o suporte passou a ser feito em aluminio anodizado, propiciando um visual mais atraente. À esquerda, o emblema dos fuscas até outubro de 52 (friso vincado); à direita, o emblema dos fuscas a partir de outubro de 1952 (friso liso).

Havia duas borrachinhas que faziam o acabamento das travas do suporte.

O suporte de aluminio possuia o logo VW se a peça fosse original de fábrica ...

... ou o nome do fabricante (no caso, PUC, empresa alemã, fornecedora da VW).

 A depender do fabricante, havia pequena variação no desenho dos tijolos do Castelo. Observe acima, que a segunda carreira, de baixo para cima, possui 4 (quatro) tijolos.

A versão mais comum possuia, na segunda carreira, apenas 3 (três) tijolos em cada lado.

Em agosto de 1959 (fuscas modelo 1960) a VW alemã mudou o lay-out do brasão. Continuou com o Castelo de Wolfsburg, porém, com um desenho mais moderno. Esse brasão foi utilizado para os fuscas alemães até outubro de 1962. A partir de então, o emblema dianteiro deixou a linha de produção do fusca.

No Brasil, o emblema de Wolfsburg equipou o fusca até a primeira série de 1959. A partir do segundo semestre daquele ano, a VW introduziu um emblema novo, em homenagem à cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, sede da Volkswagen do Brasil. Perceba, acima, a diferença entre os dois emblemas.

O emblema da VW é igual ao brasão oficial da cidade. Por isso é conhecido como emblema de São Bernardo. No brasão consta a expressão latina "Paulistarum Terra Mater" que significa Terra Mãe dos Paulistas. Por isso e emblema também é conhecido como "Paulistarum". Observe que no brasão há um Bandeirante ao lado do Índio. Daí veio outro apelido: "Bandeirante".

O emblema de São Bernardo, quando original, possui o logo "B VW" e o nome do fabricante: PETRACCO-NICOLI. O modo de fixação do modelo nacional é diferente do emblema alemão: o primeiro é fixado por abas dobráveis e, o segundo, por meio de parafusos. O emblema foi utilizado no Brasil até março de 1966. A retirada do brasão do Fusca obrigou a VW a mudar o friso do capô dianteiro, que passou a ser mais comprido que o até então utilizado.

... foi a paulistana INDÚSTRIA ESMALTARTE LTDA. Perceba a inscrição do nome da empresa no verso do brasão, além do número da peça (nº 113.853.621.1)

Tendo em vista a facilidade de se tirar o emblema, havia, na época, uma moldura que circundava o emblema e tinha por função evitar furtos indesejáveis.

Os emblemas originais eram também substituídos por outros, acessórios de época, normalmente representando a cidade local. Essa prática eram bastante comum na Alemanha.

2 comentários:

  1. Estou vendendo o brasão ORIGINAL "Paulistarum" em excelente estado de conservação. Sem riscos e com as pinturas esmaltadas como que novos. Foi por mim retirado na época (1962) do meu antigo Fusca para evitar que fosse roubado.
    Se houver interesse entrar em contato pelo meu Email: spcostaster@gmail.com

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  2. Vc tem ainda o brasão

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